Receitas

Receitas para recém-casados | Risoto de queijo brie com Tornedor de Mignon ao molho vinho do Porto

Oi gente! Tudo bem? Todo mundo curtiu bem o carnaval semana passada?

Eu adoro curtir o carnaval em casa fazendo as coisas que eu mais amo num ritmo mais light. Isso inclui: trabalhar, cozinhar, namorar, ir a praia. Não necessariamente nessa ordem, rs!

Fiz um planejamento do que iria cozinhar a cada dia do feriadão, e nesse dia do Tornedor de Mignon o negócio bombou no Instagram, no meu whatsapp, nas mensagens diretas enlouquecidas querendo a receita. Resolvi compartilhar aqui!

Reabri no blog a categoria RECEITA. Anos atrás eu postava algumas, mas acabei parando por diversos motivos. Recentemente visitando a minha prima recém-casada-que-não-sabe-cozinhar , achei que poderia valer a pena! Gente! Cozinhar é uma delícia! É terapêutico. É gostoso. É mais uma oportunidade de estar juntinho se desligando da correria do dia a dia. Não estou falando da comida de todo dia, mas no cozinhar como lazer mesmo. Seja um jantarzinho romântico, ou um domingo de chuva… Sempre chamo Alexandre para ficar na cozinha comigo e eu ADORO esse programinha a dois, ouvindo Tom Jobim, tomando uma taça de vinho, ou – como foi mais frequente nesse carnaval QUENTE de 2017 – nossa cerveja predileta… AMOOO!

Vamos a receitinha:

Ingredientes para o Risoto

  • 2 xícaras de Arroz Carnarolli (arroz para risoto)
  • 2 tabletes de caldo de legumes (ou galinha)
  • 1 cebola pequena a média
  • 1 colher de sopa de manteiga para refogar a cebola
  • 1 e 1/2 xícara de vinho branco seco
  • Queijo brie (1 triângulo daquele pequeno)

Ingredientes para o Tornedor e molho

  • 6 medalhões de mignon (compre a peça e corte eles bem altinhos)
  • 1/4 xícara de aceto balsâmico
  • 1 colher de sopa de roux
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 xícara de caldo de carne (eu uso o de tablete mesmo, já diluído)
  • 1 cálice de vinho do porto
  • 1/2 cebola roxa picada
  • sal e pimenta moída na hora
  • 1 colher de chá de açúcar

Modo de preparo – Risoto

Dilua e ferva o caldo de galinha em 4 xícaras de água. Numa panela wok ou – como no meu caso – na panela Flavorstone (minha mais nova aquisição e que eu AMEEEEI!), refogue a cebola picadinha na manteiga até ficar transparente. Acrescente o arroz misturando com a cebola (na minha foto tem um verdinho porque botei alho poró, mas nem precisa não, tá?) Em seguida acrescente um pouco do caldo de galinha, e vá mexendo para o arroz ir cozinhando. Quando começar a secar, derrame um pouco do vinho (eu vou muito no olho, não tem medida certa) e vai mexendo… Quando começar a secar, derrame mais um pouco do caldo de galinha, e assim vai cozinhando o arroz intercalando o caldo e o vinho. Experimente para ver se o grão já está macio. Cuidado para não cozinhar demais. Após cozido, desligue o fogo e acrescente o queijo brie cortado em cubinhos e misture no arroz para ele derreter. Sirva em seguida

Tente finalizar o arroz ao mesmo tempo em que o tornedor esteja assando para bater tudo com a hora certa de servir ]

Modo de preparo – Tornedor de Mignon

Numa frigideira bem quente, coloque os filés para dar aquele SUSTO na carne. Salpique o sal e a pimenta, de preferência moído na hora. Vire os filés, salpique novamente o sal e a pimenta e dá uma selada do outro lado. Isso é coisa de 1 minuto, bem rápido. Para o mignon ficar com esse ponto lindo da foto, bem rosadinho e macio por dentro (e saboroso), tem que selar rapidamente na chapa e em seguida levar ao forno. Eu deixo uns 15 minutos assando no fogo baixo (180 graus). Hummmm… só de escrever já está me dando vontade de comer de novo. Rs!

Modo de preparo – Molho

Doure a cebola na manteiga, junte o vinho e o aceto balsâmico e ferva até reduzir a 2/3. Adicione o caldo de carne, o extrato de tomate e o açúcar e ferva até reduzir a 2/3 novamente. Acerte o sal e a pimenta. Batendo com um batedor vá colocando o roux aos poucos até adquirir consistência aveludada.

Agora vem a pergunta que não quer calar…

Afinal o que é roux???

Eu descobri a muito pouco tempo o que é. E nada mais é que uma misturinha que você faz com 1 colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de farinha de trigo. É a função da maizena, só que MUITO melhor, porque não embolota e o molho fica mais aveludado.

SE-NHOR! Estou com água na boca!!!

Vou dar os devidos créditos aqui sobre como aprendi a fazer esse prato. O risoto é receita da Ju, minha amiga de infância, aprendi na casa dela. O mignon é uma mistura de receitas da Carla Pernambuco. Uma vez de madrugada vi na GNT ela fazer esse filé com essa técnica de assar no forno. No dia seguinte quando fui procurar a receita na internet o filé era apenas grelhado. Quem quiser, poder fazer grelhado também, mas o meu sempre fica mais gostoso quando levo ao forno.

O prato é DIVINO! Todos aqui em casa amam. Já fiz em dia das mães, já fiz para o meu pai, já fiz em dia de jantarzinho romântico.

FAÇAM! E me contem depois como ficou!

Tem dúvidas? Pode perguntar aqui embaixo nos comentários.

Beijos! Fabi ♥

0 Comentários
Compartilhar
Fabi Soares

Fabi Soares

Fotógrafa, 40 anos, formada em Pedagogia, trocou de carreira após 6 anos atuando na Educação. Se formou pela Sociedade Fluminense de Fotografia em 2005. É casada com Alexandre, tem um filho do coração que se chama Pedro e uma dog que se chama Uzi. É filha apaixonada, irmã amorosa, Dinda de 3 pimpolhos. Tem na sua ENORME família, a maior referência em sua linguagem fotográfica.

Deixe seu comentário:

Seu email não será publicado. * Obrigatório*